16
Dom, Dez

Fernando Haddad vira réu em ação de improbidade por irregularidade em ciclovia

Fernando Haddad durante participação em seminário nesta segunda-feira (20), em São Paulo (Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

Política

Assessoria do candidato a vice-presidente pelo PT afirmou que, no despacho, o próprio juiz cita as medidas tomadas pelo ex-prefeito como argumento para afastar culpa ou dolo.

 A Justiça de São Paulo aceitou uma ação de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público contra o candidato a vice-presidente pelo PT e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, por irregularidade na construção de trecho de ciclovia na capital paulista.
Além de Haddad, três pessoas e a empresa que construiu a ciclovia se tornaram rés.

Os promotores Nelson Sampaio e Marcelo Milani apontaram no inquérito civil "diversas irregularidades nas obras de implantação das ciclovias do município de São Paulo, denominada 'Operação Urbana Consorciada Faria Lima'.
Segundo o documento, foram violadas as normas do direito público na implementação do trecho de ciclovia Ceagesp-Ibirapuera, com extensão de 12,4 quilômetros.

Por meio de nota, a assessoria de Fernando Haddad afirmou que, no despacho, o próprio juiz cita as medidas tomadas pelo ex-prefeito, via Controladoria Geral do Município, como argumento para afastar culpa ou dolo. A nota afirma, ainda, que o juiz diz que o ex-prefeito, ao criar a Controladoria, dava sinais de que não tinha qualquer intento ilegal.

Ciclovia da avenida Faria Lima, em frente ao Largo da Batata,Zona Oeste de São, em trecho alvo de inquérito do MP (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Contratos analisados no inquérito


Seis contratos da Prefeitura de São Paulo com a empresa Jofege Pavimentação e Construção Ltda foram analisados. Neles, os promotores afirmam ter encontrado problemas como o custo do quilômetro da obra, que chegou a R$ 4,4 milhões. Os promotores dizem que, na gestão anterior, a mesma obra custou R$ 617 mil por quilômetro.

Além disso, os contratos, segundo os promotores, tiveram fracionamento da execução da obra com a utilização de Ata de registro de Preços, deficiência na execução do serviço e a sobreposição de obras na construção de um trecho de ciclovia já existente.


O inquérito usou como base um laudo do Tribunal de Contas do Município, conforme havia mostrado o SP2.

 

 

Receba novidades por e-mail. É Grátis!

Tempo no Alto Tietê

Aruja
Brazil
20 °C Sunny
Biritiba-Mirim
Brazil
20 °C Sunny
Ferraz de Vasconcelos
Brazil
20 °C Sunny
Guararema
Brazil
20 °C Sunny
Guarulhos
Brazil
20 °C Sunny
Itaquaquecetuba
Brazil
20 °C Sunny
Mogi das Cruzes
Brazil
20 °C Sunny
Poa
Brazil
20 °C Sunny
Salesopolis
Brazil
21 °C Sunny
Santa Isabel
Brazil
20 °C Sunny
Suzano
Brazil
20 °C Sunny