16
Dom, Dez

Balanço parcial mostra que 6 das 10 cidades do Alto Tietê não atingiram meta na vacinação contra sarampo e pólio

Vacina contra polio e sarampo termina nesta sexta-feira em todo o Brasil. — Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

Alto Tietê

Na lista do Ministério da Saúde aparecem Biritiba, Ferraz, Itaquaquecetuba, Mogi, Salesópolis e Santa Isabel. Campanha nacional de imunização contra as doenças termina nesta sexta-feira; dados foram contabilizados até quarta (12).

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo e a Poliomiete termina nesta sexta-feira (14) e, de acordo com o balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde, seis das dez cidades do Alto Tietê não alcançaram a meta de vacinar 95% das crianças de 0 a 5 anos.

Na região, as situações mais preocupante estão nas cidades de Itaquaquecetuba e Biritiba Mirim, com 81,3% e 82,7% do público-alvo imunizado, respectivamente, segundo o ministério.

A Secretaria de Saúde de Biritiba Mirim informou que os dados referentes à última atualização do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), às 13hs desta quinta-feira (13), apontam que foram aplicadas 1.649 doses de vacina contra poliomielite e sarampo, o que representa 96,94% da cobertura vacinal.

Já o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itaquaquecetuba atribui não ter atingido a meta ainda ao fator de baixa procura por parte da população.

Na listagem de todo o estado aparecem ainda Ferraz de Vasconcelos, com 85,2%, Mogi das Cruzes com 88%, Salesópolis com 92,4% e Santa Isabel próximo de alcançar a meta, com 94%.

Os números são preliminares porque os dados foram colhidos pelo Ministério da Saúde no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) na quarta-feira (12).

Na data, 168 municípios de São Paulo não haviam atingiram a meta. Ainda de acordo com o levantamento, o estado do São Paulo vacinou 92,68% do público-alvo contra a pólio e 91,96% contra o sarampo.

A capital São Paulo também registra uma cobertura baixa, com menos de 95% das crianças vacinadas. Em todo o estado, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses das imunizações.

No cenário nacional, a média de vacinação estava em 94%. Foram aplicadas em todo país cerca de 20,8 milhões de doses das vacinas. Onze estados e mais de 4 mil (72%) municípios atingiram a meta.

Mas cerca de 1,5 mil cidades ainda deveriam buscar alternativas para vacinar 95% do público-alvo até sexta-feira (14).

Receba novidades por e-mail. É Grátis!

Tempo no Alto Tietê

Aruja
Brazil
26 °C Sunny
Biritiba-Mirim
Brazil
25 °C Sunny
Ferraz de Vasconcelos
Brazil
27 °C Sunny
Guararema
Brazil
27 °C Sunny
Guarulhos
Brazil
26 °C Sunny
Itaquaquecetuba
Brazil
27 °C Sunny
Mogi das Cruzes
Brazil
26 °C Sunny
Poa
Brazil
26 °C Sunny
Salesopolis
Brazil
26 °C Sunny
Santa Isabel
Brazil
27 °C Sunny
Suzano
Brazil
26 °C Sunny