20
Ter, Ago

Guarulhos: Primeira Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada no Gopoúva

Imagens: Divulgação/PMG

Texto
  • Minusculo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um público de mais de 120 pessoas, entre idosos, representantes da sociedade civil e gestores participaram nesta terça-feira (19) da primeira Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) /Centro de Convivência do Idoso (CCI) Gopoúva.

As pré-conferências prosseguem nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, das 9h às 11h, nos CREAS Marcos Freire e Sítio dos Morros, respectivamente.

Representando o prefeito Gustavo Enric Costa, Guti, a secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), Claudia Papotto, destacou a importância do evento. “A participação da sociedade civil juntamente com os agentes públicos é de suma importância para a formulação de políticas públicas para a pessoa idosa e para a preservação dos direitos na sua totalidade. A experiência e a vivência dos participantes contribuem para a melhor discussão e surgimento de propostas”, afirmou a gestora.

Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) com apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), a iniciativa visa preparar e incentivar a participação da população para a 6ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Guarulhos – 2019: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas”, que ocorrerá nos próximos dias 26 e 27 de março, no Salão de Artes do Adamastor Centro. Interessados em participar podem se inscrever pela internet, no link https://goo.gl/forms/syp44IJrbKJxE1NA2 até o dia 21 de março.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Claudio Sebastião Favatto, este ano o evento terá formato diferente. “A 6ª conferência terá características diferentes em relação às anteriores porque irá priorizar cinco demandas de cada um dos quatro eixos. Com isso, esperamos que as demandas sejam melhor selecionadas e que importem no atendimento a um maior número de pessoas para que, desta forma, sua implementação possa ser mais dinâmica e prática, facilitando ainda o acompanhamento”, disse Favatto.

Na 6ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Guarulhos – 2019, os participantes irão escolher quem irá representá-los nas conferências Estadual e Nacional. Ela se baseará em quatro eixos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, com subeixos Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos da Pessoa Idosa, e Os Conselhos de Direitos: Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas.

Esta primeira pré-conferência contou ainda com a participação do subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lucia Helena de Oliveira, representante da Pastoral da Saúde da Diocese de Guarulhos, Esmeralda Sebasto Alencar Leite, e representante do Legislativo Municipal.

Serviço:

- Pré-Conferências dos Direitos da Pessoa Idosa de Guarulhos - 2019

Dia 20/02 (4ª feira) – das 9h às 12 horas – no CREAS Marcos Freire (Estrada Capão Bonito, 53, Jd. Maria de Lourdes)

Dia 21/2 (5ª feira) – das 9h às 12 horas – no CREAS Sítio dos Morros (rua Nicolau Falci, Jd. Adriana/Cocaia – esquina com a rua Samuel Libório de Ávila, 24)

- 6ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Guarulhos – 2019 “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas”

Dias 26/03 (3ª. feira), das 19h às 21 horas - Abertura

27/03 (4ª. feira), das 8h às 17 horas – Discussão de Eixos e Plenária

Local: Salão de Artes do Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 721, Macedo)

Inscrições até 21 de março pela internet: https: https://goo.gl/forms/syp44IJrbKJxE1NA2

 

Alto Tietê Online