Guarulhos: Inscrições abertas para Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, vai promover no próximo dia 13, às 9 horas, o primeiro curso do ano sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.

Totalmente gratuita, a capacitação, que será realizada no auditório da Secretaria de Saúde, é aberta à população em geral. Para participar, a pessoa interessada deve efetuar sua inscrição, até terça-feira (12) no e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Ao longo de 2019, a Vigilância Sanitária Municipal vai realizar mais 14 capacitações sobre o assunto, sempre no auditório da Secretaria, localizado na rua Íris nº 300 (Gopoúva). O curso de Boas Práticas é destinado, principalmente, aos proprietários e funcionários de estabelecimentos que trabalham com manipulação de alimentos, como restaurantes, lanchonetes, bares, supermercados, mercearias, quitandas, açougues, cozinhas industriais, cantinas e outros.

Além disso, também faz parte do público-alvo da capacitação, os trabalhadores que atuam em food trucks e ambulantes, sendo que algumas datas serão reservadas especificamente para essa categoria.

Curso

Com duração de três horas, o curso fornece certificado aos participantes, bem como orientações sobre o que são as chamadas boas práticas de manipulação de alimentos, que envolve desde a escolha dos gêneros alimentícios, transporte, recebimento da matéria prima, armazenamento, preparo e conservação. Ministrado por autoridades sanitárias, o curso também abordará noções microbiológicas sobre contaminação dos alimentos, a importância da higienização das mãos e do controle de temperatura dos gêneros alimentícios.

Ainda integra o conteúdo do curso, o manejo correto dos resíduos; a legislação vigente que estabelece como devem ser as instalações físicas e os equipamentos dos estabelecimentos; a saúde e higiene dos manipuladores de alimentos; e orientações para evitar a contaminação cruzada (transferência de microrganismos causadores de doenças de um alimento contaminado para outro).

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), muita gente não sabe, mas, por exemplo, o simples ato de cortar um frango cru e utilizar a mesma faca, sem lavar, para fatiar uma carne assada pode ser um risco à saúde. É que carnes cruas e vegetais não lavados apresentam uma série de microrganismos causadores de doenças, que eventualmente são transferidos aos alimentos prontos. Dessa forma, o curso vai ressaltar a importância dos procedimentos adequados na manipulação dos alimentos para evitar o risco de agravo à saúde da população.

Publicidade

Curtiu nosso trabalho?

Clique nos botões e siga a gente nas redes sociais.